© 2019 | FitPostural

HISTÓRIA

Muitas pessoas tem curiosidade em saber como surgiu o método Pilates. Seu criador, Joseph Hubertus Pilates, nasceu em 1883 na pequena cidade de Mönchengladbach (Alemanha). Um homem extremamente inteligente e intuitivo, teve uma infância difícil e de grande debilidade física, apresentando patologias como febre reumática, raquitismo e asma. Talvez por sua fragilidade, Joseph Pilates dedicou-se a esforço suplementar para melhorar sua condição física e qualidade de vida, na sua juventude praticava diversas atividades físicas como: musculação, mergulho, esqui e ginástica. 

 

Em 1912, Pilates mudou-se da Alemanha para a Inglaterra, onde começou a ganhar a vida como pugilista e artista de circo. Durante a I Guerra Mundial, Pilates foi exilado em uma ilha inglesa e lá começou a trabalhar com guerrilheiros e mutilados. Com conhecimentos em anatomia humana e pensando em reabilitação desses enfermos, prescrevia exercícios e utilizava molas para ajudar os pacientes a se recuperarem. Mais tarde, estes objetos dariam origem a seus equipamentos criando seu método revolucionário que até hoje faz tanto sucesso. 

Ao final da primeira guerra mundial, Pilates volta à Alemanha e direciona seus exercícios aos soldados Alemães, visando aprimorar o condicionamento físico das tropas militares da Alemanha.


Posteriormente nos Estados Unidos, mais precisamente em seu estúdio em Nova York, utilizava seu repertório de exercícios e seus aparelhos para a recuperação física e funcional de atletas e bailarinos. Pilates era extremamente disciplinado na busca de um estilo de vida ativo e pela saúde física e mental. 


A contrologia ou Método Pilates foi apresentado à sociedade com uma filosofia e seis princípios: Centro, Respiração, Concentração, Precisão, Controle e Fluidez. O respeito aos princípios do Método diferenciam a contrologia de outras atividades físicas, ressaltando a importância de condicionamento com ganho de consciência corporal, alongamento, resistência física, estabilização e aprimoramento postural.

 

CONCEITO

Pilates é um método de alongamentos e exercícios físicos que utiliza o peso do próprio corpo em sua execução, podendo ser realizado no solo ou em aparelhos compostos por molas e com a utilização de variados acessórios. É uma técnica de reeducação do movimento, composta por exercícios profundamente estudados com base na anatomia humana, capaz de reestabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, concentração, corrigir a postura e prevenir lesões.

 

POR QUE PILATES?

A vida nos transforma. O cenário social, econômico, associado aos problemas de uma grande metrópole, faz com que cada vez mais nos entreguemos ao trabalho e conquistas pessoais em detrimento de nossa própria saúde. O cotidiano agitado e os problemas do homem contemporâneo que exigem respostas rápidas em uma constante corrida contra o tempo, trazem na bagagem problemas posturais, cardíacos, dores na coluna, stress, entre tantos outros.

 

Qualidade de vida e saúde são os principais objetivos que a FITPOSTURAL busca oferecer. Visando otimizar seu tempo, o método Pilates é uma técnica baseada em seis princípios: Centro, Respiração, Concentração, Precisão, Controle e Fluidez. Capaz de restabelecer sua postura, condicionar seu corpo melhorando seu sistema cardiovascular, trabalhar a concentração, respiração, recuperando o equilíbrio total de corpo e mente.

 

Dentre os benefícios do método podemos citar aumento de força, flexibilidade, resistência muscular, melhora da postura, mobilidade das articulações, diminuição de dores na coluna e otimização do sistema cardiovascular proporcionando bem estar e qualidade de vida. 

Esperamos por você!

Venha fazer parte de um ambiente agradável, uma vida saudável e cheia de disposição. Ajuste seu relógio, resolva seus problemas mas equilibre sua rotina.